Tuesday, June 14, 2011

1a Guerra Mundial – Parte I

Atendendo a inúmeros pedidos de fas que nos enviaram milhares de cartinhas para a Rua Saturnino de Brito 74, Jardim Botanico (e o cep ehhhhhh...22470), vou (tentar) escrever um pouquinho sobre as Guerras Mundiais.

Como o assunto eh longo (e nao tao simples), vou dividir em diversos capitulos. Portanto, darlings, tenham paciência, nao morram de ansiedade pelos próximos posts e aproveitem.

*******

Introdução - Por que rolou a guerra?


No início do século XX, o território austro-hungaro (fica tranqüilo, já já tem um mapinha para você se situar) era densamente povoado, e povoado por 11 etnias diferentes!  Bom, já da para começar a imaginar a confusão, pois ate hoje vivenciamos muitos conflitos étnicos.

A cidade de Sarajevo, que pertencia ao império austro-hungaro, era governada pelos austríacos católicos sediados em Viena, porem, neste mesmo local encontravam-se os turcos muçulmanos e uma grande população servia, de religião ortodoxa, leal ao governo da Servia (que era separada do império austro-hungaro apenas por um rio) e que estava doidinha para unificar os países em que os sérvios viviam.




Gavrillo Princip, um desses patriotas sérvios, era membro de uma sociedade secreta chamada Mao Negra e fazendo uso dos seus contatos, conseguiu de uma facção do exercito sérvio seis bombas e quatro revolveres, os quais ele distribuiu entre seus camaradas para colocar o seu plano em ação.

Claro que coisa boa não ia vir, e o plano nada mais era do que dar cabo do herdeiro do trono austro-hungaro, o arquiduque Francisco Ferdinando.

No dia 28 de junho de 1914, Francisco Ferdinando e suas esposa foram realizar uma inspeção militar em Sarajevo e, tolinhos, divulgaram detalhes do cronograma da viagem. Mais do que isso, o casal se tornou alvo fácil para o ataque dos sérvios pois os pombinhos estavam chiquerrimos desfilando em uma limusine conversível.

BOMB!! Esse foi o fim trágico do casal Ferdinando e, obviamente, o inicio da revolta dos austríacos.  Mais do que isso, os sérvios também conseguiram a antipatia dos alemães que rapidamente ordenaram que a Servia pedisse desculpas pelos ocorrido.

O governo Sérvio, que não havia aprovado nem incentivado o plano da Mao Negra, demorou para pedir desculpas pelo ocorrido e se lascou....1 mes apos o assassinato, o primeiro disparo austríaco (apoiado pela Alemanha) foi realizado contra a Servia.

E ai eh que o “butete” começa.....

To be continued.....

****

Curiosidade

Apos a dissolução do império austro-hungaro, os seguintes países foram formados (e as aulas de geografia foram se tornando cada vez mais chatas e complicadas...): Austria, Hungria, Republica Checa, Eslovaquia, Eslovenia, Croacia, Bosnia e Herzegovina e algumas outras regiões na Servia, em Montenegro e parte da Italia e Romenia.  

No comments:

Post a Comment