Saturday, June 18, 2011

1a Guerra Mundial (28/07/14 – 11/11/18) - Parte II


A Declaração de Guerra

No capitulo anterior vimos que logo apos o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando o Império Austro-Húngaro, com o apoio incondicional da Alemanha, abriu chumbo contra a Servia, em 28 de julho de  1914.

No dia seguinte, a Russia, que sempre tinha sido uma aliada da Servia, tomou suas dores e mandou uma galerinha armada pra Belgrado (a capital da Servia).

Como toda ação gera uma reação, os alemães, que tinham garantido o apoio ao Império Austro-Hungaro no caso de uma eventual guerra, mandaram um ultimato ao governo russo para parar a mobilização de tropas dentro de 12 horas. Bom, o ultimato expirou e os russos se fingiram de mortos.

Ai a Alemanha ficou P da vida e declarou guerra contra a Rússia e, logo na seqüência, os alemães ocuparam  Luxemburgo como o passo inicial da invasão à Bélgica e do Plano Schlieffen (estratégia de defesa alemã que previa a invasão da Franca, Inglaterra e Russia).

A Alemanha tinha enviado outro ultimato, desta vez à Bélgica , requisitando a livre passagem do exército alemão rumo à Franca. Como tal pedido foi recusado, foi declarada guerra à Bélgica.

Na seqüência, a Alemanha declarou guerra à  Franca, e no dia seguinte invadiu a Bélgica. Ai ferrou, porque naquela época (estamos falando de 1914), a Gra-Bretanha, a Franca e a própria Alemanha estavam comprometidos a garantir a soberania belga e com a invasão alemã, foi a vez dos ingleses ficarem putinhos e saírem da sua posição neutra, declarando guerra à Alemanha em 4 de agosto.

Bom, dito isso, já podemos formar os “grupinhos” da guerra – de um lado tínhamos a Tríplice Aliança (Império Austro-Húngaro e Alemanha) e de outro a Tríplice Entente [liderada pelo Imperio Britânico, Franca, Imperio Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917)].

Os demais países do mundo, que ate então eram meros expectadores foram tomando partido na guerra – os japoneses aliaram-se a Franca, os turcos aos alemães e a Itália, que inicialmente fazia parte da Tríplice Aliança deu um chapéu nos caras e pulou o muro, juntando-se a Tríplice Entente.



Bom, vamos ao que interessa….a guerra começou e todos esperavam que fosse ser um conflito breve, como todos os demais conflitos já ocorridos na Europa. Que nada…. A bagunça durou mais de 4 anos, principalmente porque em 1914 as economias mais produtivas possibilitavam que grandes numeros de homens fossem mandados para o combate e que boa parte das mulheres fossem transferidas de outros setores para as fabricas de munições.

O Estreito de Dardanelos (Quem?? Onde???)



Os alemães que são bem espertinhos, sacaram antes da guerra que o tal do Estreito de Dardanelos era super importante, já que era umas das principais rotas marítimas ligando o oriente com o ocidente.  Malandrinhos que soh eles, chegaram nos turcos e os convenceram a assinar uma aliança militar.

Pois então....o tal do Estreito também era importante para  a Rússia, que precisava receber da Franca e da Gra-Bretanha mantimentos e armas para continuar na guerra. Do que adiantava um exercito com milhares de soldados famintos e desarmados???

Ai que veio a brilhante idéia da Gra-Bretanha e da Franca de dominar o Estreito de Dardanelos.....e se ferram.....tomaram chumbo dos turcos e dos alemães, em 25 de abril de 1915, e com isso a Rússia (extremamente importante pelo número de soldados que possuía) ficava cada vez mais isolada da guerra e a Gra-Bretanha e a Franca mais vulneráveis aos ataques alemães.

Seria esse o fim da Triplice Entente?? 

Aguardem cenas dos próximos capítulos....



No comments:

Post a Comment