Thursday, April 7, 2011

Parte II - Você tem ideia do que aconteceu no Camboja?


No post anterior você viu que o Khmer Rouge, liderado pelo doido do Pol Pot, tomou o poder do Camboja em 1975 e, nesse mesmo ano, os estragos começaram.

Assim que o Khmer Rouge invadiu a capital do Camboja, Phnom Phen, eles mandaram todo mundo que estava na cidade para os campos, pois a idéia era criar uma sociedade totalmente baseada na atividade agrária, já que o demente do Pol Pot achava o maximo o jeito que as tribos das florestas do Camboja viviam: livres de religião, dinheiro e educação.

Nao eh brincadeira! O Pol Pot queria implementar esse “novo” modo de vida pois acreditava que uma sociedade somente seria perfeita sem qualquer instituição social, bancos ou religião e, dessa forma, lutava para que todos os cidadãos fossem iguais - nesse caso igualmente burros e miseráveis.

Pol Pot estava orgulhoso pois na sua cabeça oca estava trazendo o Camboja (naquela época por ele chamado de “Republica Democrática do Kampuchea”) de volta ao “Ano Zero”, o que significava que todas as pessoas que não tivessem  “cérebro zero” compatível com a nova filosofia de governo seriam sumariamente exterminadas.... e foi exatamente isso que aconteceu com todos os intelectuais, budistas, homens de negócios, etc.

As pessoas “educadas” assim como todos os suspeitos de estarem contra o governo eram enviados para a Prisão de Tuol Sleng (que originalmente era uma escola em Phnon Phen) onde eram torturados e posteriormente exterminados, juntamente com suas esposas e filhos.




Bom, não sobrou muita alternativa a não ser evacuar as cidades e ir trabalhar nos campos, pois, quem assim não fizesse, tava lascado…ia ser perseguido e, obviamente, assassinado.

Só que a vida no campo não era fácil e, obviamente, milhares de pessoas morreram nos chamados “Killing Fields”. A jornada de trabalho começava as 4 da matina e terminava as 10 da noite. As pessoas eram proibidas de comer qualquer coisa que colhessem, sendo alimentadas apenas 1 vez ao dia com uma porção de arroz.  Mesmo que não exterminadas pelo Khmer Rouge, milhões de pessoas morreram devido aos maus tratos e desnutrição.

Contudo, no Natal de 1978, o Vietnã resolveu dar uma forca e acabou com essa palhaçada. Eles invadiram o Camboja e botaram os Khmer Rouge pra correr, os quais foram se esconder nas selvas do Camboja e outros fugiram para a Tailândia.  Foi estabelecido um governo provisório vietnamita, contudo, foi muito difícil reerguer o pais, já que o animalzinho do Pol Pot havia matado todos os engenheiros, economistas, banqueiros, médicos, advogados, etc.

Quando a gente acha que tudo acabou...SURPRESA!! O Khmer Rouge, com o apoio dos Estados Unidos e da Inglaterra (que simplesmente odiavam o Vietnã) brigaram por mais 10 anos para tomar de novo o poder. E, obviamente, durante esses 10 anos, o Camboja soh se lascou, não tendo a menor chance de se recuperar economicamente.

Em 1991 foi assinado um acordo de paz. Em 1993 a monarquia foi restaurada no Camboja, mas.....ate 1997 Pol Pot continou brigando pelo governo do Camboja, sendo que a confusão somente acabou quando ele foi condenado a prisão domiciliar (!!!!) morrendo logo depois, sem ter sofrido nenhuma punição pelos massacres ocorridos entre 1975 e 1979. 

Atualmente os principais lideres do Khmer Rouge estão sendo julgados. 

No comments:

Post a Comment