Todo mundo que viaja para a China obviamente quer visitar a muralha. Só que poucas sabem exatamente qual a historia por detrás desse muro gigante e menos gente ainda sabe aonde ela se localiza.
Tem gente que aparece por Xangai querendo visitar a muralha (não, amigo, a muralha fica no norte! você tem que ir pra Beijing!!) e gente que jura que da lua da pra ver a construção.....será??
Ha indícios de que as primeiras partes da muralha foram construídas entre 770 – 476 A.C, durante a dinastia Zhou. Nessa época, a China não era o pais monstro que eh hoje. Ao contrario, era formada por pequenos estados e principados organizadas sob o regime do feudalismo. Como em todo feudalismo, muros eram construídos em tornos das cidades para proteger seu território e tais mini-muralhas foram as precursoras da Muralha da China.
Claaaaaro que teve guerra e pancadaria entre esses mini-estados, o que acabou resultando na formação de apenas 7 grandes estados: Chu, Qi, Wei, Yan, Zhao, Qin e Han. Agora cada grande estado tinha o seu próprio muro de defesa, que obviamente já era bem maior do que os muros que cercavam os pequenos estados e principados.
Em torno do ano 200 A.C, o imperador Qin Shihuang (da dinastia Qin) resolveu por ordem no galinheiro e unificar a China, ordenando que os muros dos estados de Qin, Zhao e Yan, localizados ao norte, fossem unificados, visando combater as invasões dos mongóis. Essa foi a primeira fase da Muralha da China, que já tinha mais de 5.000km .
As dinastias seguintes foram dando continuidade a construção da muralha, já que ela vinha servindo muito bem como forma de proteção as invasões dos mongóis e outros grupos inimigos.
Eh por isso que quando você passeia pelas diferentes partes da muralha percebe que a construção não eh uniforme – cada parte foi construída de uma forma diferente, adaptadas para cada relevo, técnica de construção da época e materiais disponíveis na região. Por exemplo, perto de Beijing, os muros foram construídos com blocos de calcário, enquanto que nas áreas mais desérticas, ate galhos de arvores foram utilizados.
Os mais de 8.800 km de muro serviram muito bem como forma de proteção do pais durante milhares de anos, contudo, em torno 1600 D.C o Império Mongol conseguiu finalmente invadir o norte da China e assim, obviamente, foi interrompida a construção da muralha que deixou de ter um propósito.
Somente em 1955 o Governo da China resolveu restaurar e abrir a Muralha para visitação, transformando-a em símbolo do seu pais.
Por fim, vou te contar um segredo: Papai Noel não existe e NAO da pra ver a Muralha da lua. Lenda urbana, xuxu.
O muro tem uma largura máxima de 9.1 metros e tem a coloração muito parecida com o solo ao seu redor. Assim, para ver a construção da lua, seus olhinhos precisavam ser 17.000 vezes melhor que eles são. Soh pra você ter uma idéia, eh tão fácil ver a Muralha da lua quanto ver um pelo no braço de uma pessoa a uma distancia de 2 km.
FUI!